15.1.2009

Residência RR, Itamambuca

Esta residencia de verano se sitúa a pocos metros del mar, en el Litoral Norte de Sao Paulo, un lugar de exhuberante vegetación con un clima cálido y húmedo. La primera intención fue crear un gran abrigo, una "concha", en la cual alojar el programa, protegido del fuerte sol y de las fuertes lluvias, permitiendo a su vez una continua ventilación cruzada.

Esta residência de veraneio é situada a poucos metros do mar, no litoral norte paulista um lugar com exuberante vegetação e clima quente úmido.

Pensamos como primeiro ato criar um grande abrigo, uma «concha», sob o qual poderíamos alojar o programa, protegido do sol forte e das freqüentes chuvas e ainda assim permitir a permanente ventilação cruzada.

Esta cobertura com seis metros de altura, e dezoito por oito metros de base é construída com estrutura de madeira com juntas de aço galvanizado. Seus fechamentos superior e lateral são feitos por telhas de aço com enchimento de EPS.

Nas duas fachadas maiores da casa, francamente abertas para a paisagem, foram instalados painéis de telas de fibra de vidro e PVC, montadas em requadros de aço, pivotantes ou deslizantes, com o intuito de criar uma membrana externa, capaz de manter os insetos fora, sem criar obstáculo para a visual ou para a brisa do mar.

Toda a construção está elevada 75 cm com relação ao solo, apoiada sobre pilotis de concreto moldados no local. Todos os demais componentes utilizados na edificação foram levados prontos e apenas montados no lugar.

O sistema construtivo adotado além de permitir uma montagem rápida e precisa assegurou um canteiro seco, com pouca geração de resíduos e baixo impacto no meio ambiente.

Materiais
Fundação: concreto armado
Superestrutura: madeira com juntas de aço
Pisos: tabuado de madeira
Cobertura e fechamentos: telha metálica termo-acústica
Fechamento de tela: malha de fibra de vidro com PVC em requadros de aço
Guarda corpos: requadros de aço com tela soldada
Fechamentos internos: OSB categoria 3 (PU) e chapas de gesso acartonado
Forro: chapas de gesso acartonado
Impermeabilização: manta butílica aderente
Caixa d’agua: caixa de baixa altura em aço inox

Para poder subir obras es necesario acceder con una cuenta ARQA

Para poder solicitar la creación de un grupo es necesario acceder con una cuenta ARQA

Para poder guardar en favoritos es necesario acceder con una cuenta ARQA

Para poder valorar obras es necesario acceder con una cuenta ARQA

Para poder agregar a este usuario a tu red de contactos es necesario que acceder con una cuenta ARQA

Para poder enviarle un mensaje a este usuario es necesario que acceder con una cuenta ARQA

Ir a la barra de herramientas